Amir Brito Cadôr
Aulas teóricas
Estrutura visual do livro de artista
10, 11 e 12 / 12 / 2019 — 18h30

Artista e professor de Artes Gráficas na Escola de Belas Artes da UFMG. Desde 2004 realiza pesquisas sobre livros de artista, ministrou cursos e palestras sobre este tema em Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre e Brisbane (Austrália). Fez a curadoria de exposições sobre livros de artista no Centro Cultural São Paulo (SP), Centro Cultural da UFMG, Sesc Pompeia (SP), Museu de Arte da Pampulha (MG), Biblioteca Universitária da UFMG, Galeria de Arte da Unicamp (SP) e no Museu da Imagem e do Som de Santos (SP). É curador da Coleção Livro de Artista da UFMG. Escreveu para os catálogos de exposição de Paulo Bruscky no Museu de Arte da Pampulha (MG) e de Raymundo Colares no Museu de Arte Moderna (SP) em 2010. Em 2016, a editora da UFMG publicou sua pesquisa de doutorado, O livro de artista e a enciclopédia visual.








Estela Vilela
Oficina
O livro experimental
  21, 22 e 23 / 01 / 2020 — 18h30




Formada em Letras pela USP e em encadernação pelo Liceu de Artes e Ofício. Oferece cursos na área de encadernação e participa do Programa Educativo da FLIP- Festa Literária Internacional de Paraty com o Projeto Publique-se. Participa do coletivo desdobras raras, onde pesquisa narrativas poéticas em formato de livros e já teve seus trabalhos expostos em Exposições Coletivas na Alemanha, França, Suíça e Bélgica.
Elaine Ramos
Oficina
O livro como invenção  
29, 30 e 31 / 01 / 2020 — 19h00





Designer atuante na área cultural e sócia da editora paulistana Ubu. Foi, por 11 anos, diretora de arte da editora Cosac Naify, onde também coordenou a edição dos títulos sobre design. É co-organizadora da Linha do tempo do design gráfico no Brasil, foi co-curadora da exposição Cidade Gráfica, no Itaú Cultural em São Paulo e é membro da Alliance Graphique Internationale (AGI).
Marilá Dardot
Pitching
No prelo
09, 10 e 11 / 03 / 2020 — 18h30
Artista e Mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Sua obra se relaciona com literatura, linguagem, participação e colaborações, e se realiza através de vídeos, fotografias, livros de artista, esculturas, ações, instalações e site-specifics. Publicou diversos livros de artista, entre eles Blá blá blá, em parceria com o artista Fabio Morais, Florianópolis, par(ent)esis: 2009 e Livro de Colorir- Retrospectiva 2015, São Paulo, Ikrek: 2016, premiado pelo Proac Livro de Artista.

Criou obras ao ar livre para Montalvo Arts Center (EUA), Inhotim (Brasil) e The Wanås Foundation (Suécia). Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal, Espanha, Holanda, Turquia, Japão, Estados Unidos, México e outros. Participou da 27a e 29aBienal de São Paulo (Brasil, 2006 e 2010), XIII Bienal de La Habana(Cuba, 2019), Anozero'19 Bienal de Coimbra(Portugal, 2019) e Floripesfera - I Bienal Cultural Transatlântica(São Tomé e Príncipe, 2019).

Prêmios: 1o Prêmio Ibram de Arte Contemporânea (2011), 5o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia e Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas (2004), Prêmio da Mostra Rio Arte Contemporânea 1 (2002). Suas obras estão presentes em importantes coleções de arte, entre elas Inhotim, Coleção Gilberto Chateuabriand, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte da Pampulha e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, The Sayago & Pardon Collection e Fundación Otazu.

Junto com a curadora Cristiana Tejo, fundou o NowHere, projeto experimental para pesquisas, diálogos e práticas em arte contemporânea em Lisboa, que desde 2018 vem realizando exposições e oficinas com artistas.
Mark
Ficha técnica
Produtor: Ilan Iglesias Editora/curadora: Larissa Martina
Designer: Vanessa Cersil 
Assessoria de comunicação: Cristiana Watanabe
Fotografias: Caixa de Fósforo

Vídeos: +1 Filmes
Realização